Psiquiatra é o médico que cuida da mente e dos sentimentos

Psiquiatria e Psicoterapia Sistêmica

Através de uma boa conversa dentro do consultório podemos entender junto com o paciente quando e como começou seu sofrimento. O conhecimento sobre a vida do paciente, suas histórias, seus traumas, suas alegrias, irão ajudar a entender quem o paciente é e como chegou a ter sinais e sintomas de condições psiquiátricas.

Como um bom médico, o psiquiatra irá perguntar sobre seus hábitos, sono, alimentação e condições que possam contribuir para o adoecimento. Irá investigar através de exames complementares a presença de outras doenças que possam justificar o desânimo, ou a falta de sono, por exemplo. Também irá ouvir cuidadosamente os sinais e sintomas da condição que você apresenta e irá prescrever a medicação mais o ajudará a voltar à sua normalidade.

Sendo assim, a consulta com o psiquiatra é uma das consultas mais amplas e acolhedoras dentro da medicina e possibilita a otimização do bem estar na vida do paciente.

A depressão afeta atualmente cerca de 11,5 milhões de brasileiros!

É considerada um dos principais motivos de afastamento do trabalho e uma das doenças que mais matam, dentro da medicina. Chocante, não é? E é exatamente por isso que desmistificar a depressão é tão urgente!

O que é a Depressão?

Depressão não é falta de vontade ou falta de Deus. Depressão é uma doença na qual os neurotransmissores do nosso cérebro estão desregulados. Há uma queda na concentração de serotonina, noradrenalina e dopamina no encéfalo das pessoas diagnosticadas com essa condição. Por isso, o tratamento com um médico especializado no funcionamento da mente é tão fundamental!

O meu papel como psiquiatra é identificar qual a melhor medicação para cada caso, além de claro, investigar causas orgânicas (no corpo, como hipotireoidismo entre outras condições), e ouvir sobre os problemas e traumas que estão relacionados com o surgimento da depressão. A consulta será realizada num ambiente confortável e propício para que você paciente, possa falar dos seus sentimentos e das suas questões. Depressão tem cura se aplicado o tratamento adequado. Espero poder construir essa melhora junto de você!

Você conseguiria viver tenso o tempo todo?

Pois é assim que as pessoas com ansiedade não tratada vivem!

A ansiedade é tão grande, que, ao invés de ajudar a se mover para resolver as questões do seu dia a dia, a pessoa paralisa! De tanto se preocupar e pensar em soluções, ela acaba não desenvolvendo nada. E dessa forma, a ansiedade acaba atrapalhando seus projetos de vida e seus relacionamentos. Agora, imagina viver com esse excesso de preocupação e ainda ter sintomas físicos como coração acelerando, falta de ar, tonteira, suor excessivo, sensação de que vai morrer a qualquer momento..! Esses são os sintomas físicos mais comuns do Transtorno de Ansiedade. Esses sintomas são causados pela descarga de adrenalina no corpo.

Um olhar para você

O tratamento medicamentoso vai ajudar a regular essas descargas de neurotransmissores e hormônios. E o tratamento psicoterapêutico ajudará a entender de onde vem essa ansiedade, e como ajustar os pensamentos para não cair nela novamente.

Te convido a olhar pra você e pensar… será que a forma que estou vivendo está boa pra mim ou posso melhorar essa forma, trazendo mais leveza pro meu dia a dia?

Dra. Carla Andrade – Médica Psiquiatra

Flor de Lótus – Clínica de Psicologia e Saúde integral

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.