Quem tem doença preexistente pode fazer seguro de vida?

Ter um seguro de vida é uma das principais seguranças para qualquer pessoa. Já falamos aqui que esse serviço vai muito além da indenização em caso de morte, sendo fundamental para situações como invalidez e acidente e mesmo para um bom planejamento de vida.

No entanto, mesmo que atualmente seja mais fácil encontrar informações sobre um seguro de vida, ainda existem algumas dúvidas que sempre surgem. Entre elas, podemos destacar se vale a pena ter um seguro de vida e se quem possui uma doença preexistente pode fazer seguro de vida.

Como já criamos um conteúdo explicando exatamente os motivos pelos quais vale a pena ter um seguro de vida, agora chegou a hora de explicarmos os detalhes sobre as doenças preexistentes.

Leia esse artigo até o final e entenda todos os detalhes, incluindo:

  • O que é uma doença preexistente?
  • Quais doenças consideradas preexistentes?
  • Quem tem doença preexistente pode fazer seguro de vida?
  • Vale a pena contratar um seguro de vida em caso de doença preexistente?

Afinal, o que é uma doença preexistente?

Doença preexistente é o termo utilizado para denominar uma doença que já acomete o segurado no momento da solicitação, cotação e da contratação de um seguro de vida.

Um dado importante sobre essa definição é que essa enfermidade não precisa ter sido diagnosticada para que seja considerada uma doença preexistente. Assim, olhando para quadros em que a condição já foi manifestada ou caracterizada, mas ainda não diagnosticada, podemos dizer que também entram nessa categoria.

Quais doenças consideradas preexistentes?

É importante destacar que não existe uma lei ou comprovação científica acerca de quais doenças consideradas preexistentes. Normalmente, algumas doenças entram nessa definição e aparecem em questionários que precisam ser respondidos no momento da contratação de um seguro de vida.

Entre essas doenças, aquelas que normalmente aparecem classificadas como doenças preexistentes são:

  • Asma.
  • Diabetes.
  • Bronquite.
  • Anemia.
  • Hipertensão.
  • Acidente vascular cerebral (AVC como também é conhecido).
  • Câncer (independentemente do tipo e da região do corpo acometida).
  • Doenças cardiovasculares .
  • Doenças sexualmente transmissíveis.

Quem tem doença preexistente pode fazer seguro de vida?

Chegamos à questão principal desse conteúdo. Infelizmente, ainda não existe uma determinação ou regra padrão para o procedimento de cada seguradora.

De acordo com os critérios da SUSEP (Superintendência de Seguros Privados), as seguradoras podem realizar avaliações de cada caso e assim aprovar ou não a contratação do seguro.

Porém, atualmente, boa parte dos seguros de vida já contam com produtos e coberturas que cobrem essas doenças. No entanto, é preciso destacar que o segurado deve sempre informar esses casos.

Omitir informações referentes aos estado de saúde é um dos principais fatos que comprovam fraudes em uma contratação de seguro de vida. Assim, o segurado pode perder todos os seus direitos e, inclusive, pode ser obrigado a arcar com custos que não são custeados pelo serviço nesses casos.

Por isso, na hora de preencher a DPSA (Declaração Pessoal de Saúde e Atividade), é preciso informar o estado real e o conhecimento, quando for o caso, de doenças classificadas como preexistentes.

Vale a pena contratar um seguro de vida em caso de doença preexistente?

Por fim, vale a pena respondermos quais são os motivos principais para contratar um seguro de vida, mesmo em caso de diagnóstico dessas doenças.

Desde que seja informado e encontrado um seguro de vida com essa cobertura, esse serviço é fundamental para situações como:

  • Internações;
  • Assistência nutricional.
  • Assistência funerária.
  • Auxílio ou pagamento total de despesas hospitalares, médicas e inclusive odontológicas em alguns casos.
  • Custos referentes às diárias de incapacidade temporária.
  • Auxílio doméstico como serviços de encanador, diarista, guincho, chaveiro, guarda de animais.

Vale destacar que essas são algumas coberturas padrões de um seguro de vida. Sendo assim, quando falamos, em casos de doenças preexistentes, é preciso considerar qual a cobertura específica.

Agora que você entende sobre doenças preexistentes, sabe o quanto é importante ter atenção na hora de contratar um seguro de vida. Além disso, é importante também escolher um bom seguro, afinal, normalmente, é preciso em um momento complicado.

Por isso, o seguro Make Vida te dá a segurança que você precisa. Além disso, é simples de contratar e cabe no seu bolso. Clique aqui e conheça agora mesmo e veja como ter uma vida mais segura.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.