Malas prontas, rumo ao aeroporto: esse é um cenário que todo mundo ama, não é mesmo? A empolgação de conhecer novos destinos é muito comum quando estamos prestes a viajar. Mas, no meio de toda essa expectativa, investir em um seguro viagem é fundamental para evitar surpresas. Afinal, imprevistos podem acontecer nesse período longe de casa.
Quer entender como garantir segurança para as suas viagens com um ótimo custo-benefício? Então, continue acompanhando.
O que é seguro viagem?
O seguro viagem nada mais é que uma espécie de “plano de saúde” temporário, válido pelos dias de seu deslocamento. Ele garante que as despesas médicas e incidentes como o extravio de bagagem sejam indenizados.
Já imaginou ficar doente no exterior e ter de arcar com os custos de um tratamento particular? Em muitos países europeus e principalmente nos Estados Unidos, os valores chegam a ser exorbitantes. Pois é: é justamente para te amparar nessas situações que o seguro viagem deve ser acionado.
Quando começar a pensar em contratar um seguro viagem, pergunte-se:
- Qual orçamento estou disposta a investir?
- Qual será a duração da minha viagem?
- Existem riscos extras no destino que escolhi visitar?
- Meus acompanhantes também precisam de um seguro viagem?
Assim, definir o seu plano se torna uma tarefa bem mais simples e assertiva.
Seguro viagem x assistência de viagem
Muita gente apresenta dúvidas sobre como funciona um seguro viagem. Será que é a mesma coisa da assistência viagem? Se não, quais são as principais diferenças? Não se preocupe, estamos aqui para esclarecer esses pontos. Vamos lá?
Seguro viagem
A princípio, no seguro viagem o viajante precisa arcar com os custos médicos de sua doença ou acidente. Ou, então, lidar com eventuais extravios e percalços que aconteçam em sua viagem. Mas não se preocupe! O seguro existe justamente para reembolsar o valor que você gastou. Basta apresentar os comprovantes de despesas, laudos e notas fiscais para pedir o reembolso à seguradora. Neste modelo de serviço, o próprio segurado pode escolher o local de atendimento de sua preferência.
Assistência viagem
Já na assistência viagem, as coisas mudam um pouco. A seguradora arca com os custos do atendimento, mas o contratante precisa contatar a empresa, que indicará um local de atendimento. Assim, o segurado é encaminhado ao hospital ou centro médico de escolha da própria seguradora.
A boa notícia é que você não precisa escolher entre os dois. Muitos seguros mesclam os dois serviços!
O que o seguro viagem cobre?
Além de serviços hospitalares, alguns seguros abrangem incidentes como remarcação de passagem e extravio de bagagem. Muitos oferecem até mesmo cobertura para assistência jurídica e repatriação em caso de morte (traslado de corpo). É por isso que enfatizamos a importância do planejamento para viagens. Afinal, uma mulher empreendedora também precisa garantir segurança ao seu trabalho e, mais importante, à sua saúde.
Confira alguns serviços básicos cobertos pelo seguro viagem:
– Atendimento médico e odontológico 24h;
– Transporte de ambulância e internação;
– Despesas farmacêuticas;
– Hospedagem após alta hospitalar;
– Localização e indenização de bagagem extraviada;
– Indenização por morte ou invalidez permanente;
– Assistência funeral.
É claro que, a depender do seu pacote, pode haver outras vantagens. Para não existir confusão na hora do aperto, convém avaliar as suas opções antes de escolher uma cobertura. Assim, garanta que as suas prioridades sejam atendidas antes da viagem, sempre com antecedência.
Por que contratar um seguro viagem?
Os planos vão desde os mais básicos até os mais completos. Tudo depende da sua necessidade! Mas não se esqueça de que quanto mais ampla a cobertura, mais tranquila você fica na hora de viajar.
Assim, contratar um seguro viagem pode ser muito vantajoso. Essa precaução confere maior segurança ao seu momento de lazer com a família, ou até mesmo em viagens a trabalho. Se você colocar na ponta do lápis, investir em um seguro viagem também compensa financeiramente, pois apresenta ótimo custo-benefício, inclusive já falamos aqui sobre os 4 seguros que você não pode viver sem!
Sem contar que imprevistos acometem todo mundo. Não importa o nível de experiência com viagens: estamos sempre sujeitos a acidentes ou interferências externas. Assim, a proteção de sua saúde e de seu patrimônio deve sempre vir como prioridade. Melhor prevenir do que remediar, né?