O que é indenização em caso de morte?

Quando o contratante de um seguro de vida vai a óbito, a indenização em caso de morte garante proteção financeira aos dependentes. O principal objetivo do serviço é minimizar as preocupações financeiras, em momentos difíceis. Afinal, a partida de um ente querido causa consequências que vão além da perda emocional. 

Como o universo empreendedor é cheio de surpresas, uma mulher independente não deve pagar para ver. É importante pensar em todos os cenários a fim de garantir a prosperidade de quem você ama. Assim, se você quer saber como proteger a sua família em face de imprevistos delicados, basta acompanhar este post. Afinal, todos devemos botar a mão na massa para fazer um planejamento de vida.

Indenização por morte no seguro de vida

No contrato de um seguro de vida, é comum encontrar coberturas para casos de morte natural ou por acidente. Mais que isso, muitos planos contemplam invalidez permanente, despesas médicas e hospitalares. Se o contratante vier a óbito ou se tornar inválido para trabalhar, existe uma garantia financeira de que seus dependentes – filhos, cônjuge e outros membros da família – não estarão desamparados.

Especificamente na indenização em caso de morte, a seguradora pode oferecer até mesmo auxílio funeral. Esse benefício é concedido ao cônjuge, companheiro ou companheira e, na sua falta, à pessoa que provar ter feito despesas por conta do falecimento.

Morte por causas naturais ou acidentais

Sendo a cobertura mais básica do seguro de vida, esse tipo de indenização garante aos beneficiários – familiares ou não – uma indenização em caso de falecimento. A categoria inclui as causas de morte natural ou por acidente. E como grande parte das apólices visa a garantir a proteção da família, os entes do segurado são automaticamente beneficiados. Nesses casos, a seguradora paga 100% do valor da indenização estipulada em contrato.

A indenização cobre morte por suicídio? 

De acordo com o artigo 798 do Código Civil brasileiro, “o beneficiário não tem direito ao capital estipulado quando o segurado se suicida nos primeiros dois anos de vigência inicial do contrato”. Dessa maneira, a cobertura para casos de suicídio de 2 anos. Caso a fatalidade ocorra após esse período, o pagamento é equivalente ao de morte por acidente.

Auxílio e assistência funeral

Felizmente, esses são outros processos burocráticos que um seguro de vida pode cobrir. Na indenização em caso de morte, a empresa contratada garante reembolso dos custos relativos ao funeral do segurado, através do auxílio-funeral. Isto é, não é necessário recorrer a nenhum serviço específico, então a família pode fazer o que acredita ser mais benéfico. A fim de receber o valor gasto com os trâmites do falecimento, basta que o beneficiário apresente as notas fiscais.

Já no caso da assistência funeral, a própria seguradora fica encarregada de apontar quem prestará os serviços cobertos. A depender da apólice, eles podem abranger a cerimônia, velório, sepultamento, taxas de emissão de documentos e translado do corpo. Ou seja, nos casos em que a morte ocorra fora de onde reside o segurado.

Vale lembrar que o valor máximo da assistência funeral também está demarcado na apólice do seguro.

Como solicitar a indenização?

Assim que o sinistro – neste caso, a morte do segurado – ocorrer, é fundamental que os beneficiários procurem a seguradora. Se estiver de fato prevista na apólice, o pagamento da indenização está garantido. Comunicar o falecimento o mais rápido possível é importante, já que muitas seguradoras estipulam um prazo para isso.

Desse modo, a seguradora entrará em contato para que o beneficiário forneça dados e enviar alguns documentos, como certidão de óbito. Vale frisar que, embora esse seja um momento delicado, instruir sua família a dar entrada no processo com agilidade faz a diferença. Após a entrega da documentação adequada, a seguradora tem 30 dias (um mês) para fazer o pagamento da apólice ao beneficiário. Se o assunto não for resolvido, é possível acionar a Superintendência de Seguros Privados (Susep). 

Este conteúdo tirou as suas dúvidas sobre o que é indenização em caso de morte? Navegue por nosso blog para mais conteúdos úteis sobre o seguro de vida para a proteção financeira de sua família! Lembre-se de que o empreendedorismo está cheio de imprevistos e não é bom contar com a sorte em assuntos sérios. Adquirir um seguro de vida com uma empresa especializada e líder de mercado te ajuda para um bom planejamento.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.