Mitos e verdades existem em todos os setores e sobre todos assuntos. Seja envolvendo um simples produto, ou mesmo um objetivo. Quando olhamos para os seguros, essas afirmações são ainda mais presentes, afinal, contratar um seguro hoje é uma atividade necessária, o que resulta em muitas afirmações.
A seguir, vamos apresentar os 8 principais mitos e verdades sobre diferentes tipos de seguros. Assim, você conseguirá entender o que é verdade e o que é mentira sobre esse tema. Leia até o final veja quais são esses pontos.
4 mitos sobre seguros
Vamos começar com os mitos sobre seguros, sabemos que, nesse meio, algumas afirmações são comuns, porém, nem sempre verdadeiras. Então, a seguir, vamos apresentar 4 ideias que são mitos quando o assunto são seguros.
1. A cor do meu carro afeta o valor do seguro
O primeiro mito é sobre a relação entre a cor do carro e o valor do seguro de automóvel. Em hipótese alguma, a coloração do veículo é um critério para precificar o seguro. Esse dado é fundamental para regularizar a situação do automóvel, para venda e outros pontos, mas, para a seguradora não é relevante.
2. Seguro de vida só serve em caso de morte
Esse é um dos principais mitos que envolvem o seguro de vida. Sobretudo por causa do nome, é comum as pessoas pensarem que esse serviço só é válido para indenização após a morte do indivíduo.
Essa ideia está completamente equivocada. O seguro de vida oferece cobertura para casos envolvendo acidentes, invalidez, despesas médico-hospitalares, entre outras que são fundamentais em situações complicadas que nem sempre envolvem o falecimento.
3. Seguros residências só servem contra incêndios
Muitas pessoas desenvolvem uma certa resistência a um seguro patrimonial por acreditar que só serve para cobertura contra incêndios. Na prática, o seguro residencial é fundamental para garantir proteção e auxílio para questões que normalmente são problemáticas e caras para moradores e proprietários de imóveis.
Entre elas podemos destacar explosões causadas por raio, acidentes por forças da natureza como vendavais e mesmo chuva de granizo, quebra de vidros por diversos fatores, desmoronamento, impacto de veículos e queda de aeronaves, danos elétricos, reparo em eletrodomésticos e inclusive assistência e serviços de encanação, eletricista, vidraceiro, manutenção de caixa-d’água.
4. Seguro de bicicleta é caro
Quando falamos em seguro de bike, também existem alguns mitos. O principal é sobre o valor desse serviço.
Atualmente, é possível encontrar seguros que cabem no bolso de qualquer pessoa. Considerando que as bicicletas se transformaram em um meio de transporte importante e sobre a valorização desse objetivo, o preço do seguro de bike está totalmente dentro da realidade e é fundamental para garantir maior proteção para quem possui esse meio de transporte.
4 verdades sobre seguros
Agora que vimos quais são os mitos sobre seguros, vamos às verdades. Aquelas afirmações que poucas pessoas acreditam, mas que, de fato, são verídicas nesse meio. Confira:
1. Mulheres pagam menos pelo seguro veicular
Novamente, vamos começar com o seguro veicular. De acordo com pesquisas feitas por entidades de precificação, o valor pago pelas mulheres é 15% mais barato do que aquele pago pelos homens.
2. É possível contratar seguro totalmente pela internet
Embora seja algo totalmente condizente com a nossa realidade, ainda há quem duvide dessa afirmação. Hoje em dia, você não precisa ir à seguradora para contratar um seguro, com poucos cliques é possível contratar um seguro sem abrir mão de coberturas e da qualidade.
3. Mesmo tendo um seguro de vida em grupo, é importante ter um seguro de vida individual
Essa é uma das principais verdades sobre o seguro de vida. Normalmente, esse serviço contratado por empresas não possui coberturas completas, além disso, corre o risco de ficar sem essa segurança caso aconteça um desligamento da instituição.
Inclusive, a cobertura invalidez permanente por acidente é uma das principais vantagens deste seguro.
4. Seguro residencial cobre o imóvel do vizinho
Uma das verdades que poucas pessoas acreditam sobre o seguro residencial é sobre a cobertura aos imóveis de vizinhos. A verdade é que caso aconteça algum evento no imóvel segurado, e seja detectado alguma consequência no imóvel do vizinho, o seguro residencial pode sim ajudar.
O que você achou desses mitos e verdades sobre seguros? Aqui na Make você encontra uma leva de seguros para te ajudar e oferecer proteção em diversas áreas do seu dia a dia. Conheça nossos produtos e tenha uma vida mais tranquila.