O que é Telemedicina e quais as vantagens

Os atendimentos médicos a distância revolucionaram a forma como os serviços de saúde são prestados, proporcionando uma série de benefícios, que vão muito além da comodidade das consultas online. Neste artigo, vamos te contar o que é telemedicina e as vantagens da modalidade.

Há algumas décadas, plataformas conectam profissionais de saúde e pacientes, levando serviços para áreas remotas. Além de aprimorar a qualidade da assistência em hospitais, consultórios e clínicas, ao permitir orientações de especialistas à distância.

Além disso, outro exemplo notável desse serviço são os laudos online, que fortalecem o trabalho das equipes médicas, liberando a agenda dos especialistas no local. Neste artigo, vamos destacar as vantagens de adotar a telemedicina em sua unidade de saúde e como aproveitá-las desde já.

Pandemia e Regulamentação Federal

Os benefícios da telemedicina ganharam ainda mais destaque a partir de 2020, com a pandemia de coronavírus. As autoridades de saúde recomendaram o distanciamento social como medida para evitar a propagação da Covid-19. Assim, consultas e recomendações médicas foram realizadas por meio das plataformas online.

No mesmo ano, o Brasil aprovou a realização de teleconsultas durante a crise sanitária provocada pela doença, por meio da Lei Federal 13.989/20. Anteriormente, esse tipo de consulta não era autorizado entre médicos e pacientes.

No entanto, as oportunidades proporcionadas pelo uso da telemedicina levaram à inclusão das teleconsultas entre os serviços disponíveis, conforme a Resolução CFM 2.314/2022. Como resultado, diversas vantagens foram mantidas para pacientes, médicos, gestores e outros profissionais de saúde.

Vantagens da telemedicina

Democratização do acesso à saúde

As plataformas de telemedicina permitem a oferta de serviços em municípios de todos os tamanhos, sejam capitais ou áreas rurais. Ou seja, basta que consultórios, clínicas ou hospitais invistam em uma estrutura básica de equipamentos e internet para ampliar seu portfólio.

Isso possibilita que mais pessoas tenham acesso a serviços de suporte ao diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças.

Eliminação da necessidade de deslocamentos

Outro obstáculo superado com o apoio das tecnologias de informação e comunicação na medicina é a necessidade de deslocamentos. Muitas vezes, pacientes e até mesmo profissionais de saúde em cidades pequenas precisam percorrer longas distâncias em busca de assistência e orientação de especialistas. O sistema de telemedicina elimina esses deslocamentos, permitindo atendimentos com comodidade.

Economia

A telemedicina proporciona economia de tempo e dinheiro, pois evita deslocamentos, reduzindo gastos com transporte, alimentação e hospedagem. Além disso, os serviços de teleconsulta e laudo digital são mais acessíveis em termos de custos.

Suporte a atendimentos de urgência

Os atendimentos remotos qualificam o socorro fora dos hospitais, permitindo que ambulâncias e serviços móveis recebam suporte de médicos experientes através da avaliação de registros, como eletrocardiogramas, para identificar condições graves e orientar o tratamento adequado.

Agilidade

A telemedicina também confere agilidade à entrega de laudos, reduzindo a espera dos pacientes para receber os resultados. Os laudos podem ser realizados à distância por especialistas, aliviando a carga de trabalho dos médicos locais e sendo assinados digitalmente para autenticidade.

Ela amplia a acessibilidade ao permitir que médicos, gestores, profissionais de saúde e pacientes acessem o software de telemedicina em qualquer dispositivo com conexão à internet. Isso facilita a rápida resposta e acesso a arquivos, exames e histórico de saúde.

Segunda opinião médica

A telemedicina viabiliza a obtenção de uma segunda opinião médica de forma rápida, através de teleconsultorias por videoconferência, áudio ou texto. Especialistas experientes estão disponíveis a qualquer hora do dia para dar suporte a colegas em qualquer lugar, possibilitando a discussão de casos complexos e o esclarecimento de diagnósticos com o envio de resultados de exames e outros documentos relevantes.

Assistência Saúde e Telemedicina

O serviço de assistência à saúde e telemedicina oferecido pela Make Vantagens possui uma ampla rede médica e odontológica em todo o país, viabilizando consultas e exames com preços acessíveis aos parceiros.

Além dos serviços de telemedicina, o plano concede descontos em medicamentos em todo o país e não possui carência para atendimentos. O Plano Familiar é válido para o titular, cônjuge e os filhos até 21 anos. Os valores estão disponíveis no site da Make Vantagens, adquira a assistência saúde e proteja sua família.

O plano oferece exames de diagnóstico, desde análises clínicas a exames de imagens; consultas com especialistas; tratamentos odontológicos, como restauração, ortodontia, limpeza e endodontia; além de atendimentos de saúde suplementar, como nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta, esteticista e massoterapeuta.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.