TDAH na infância: 5 sinais para identificar

O transtorno de déficit de atenção e hiperatividade é um distúrbio que afeta o desenvolvimento das crianças. A maioria dos sintomas do TDAH presentes na infância continuam na adolescência e na vida adulta.

As consequências do transtorno podem trazer danos à vida dos portadores, caso ele não seja tratado. A vida dos familiares de pessoas com o TDAH também é afetada nesse sentido, já que as crianças apresentam comportamentos anti sociais nesses casos. 

Assim, os portadores apresentam dificuldades na vida pessoal, familiar, escolar, social e profissional quando não recebem o tratamento adequado. Neste artigo, vamos mostrar cinco sinais do TDAH que podem ser identificados na infância. Leia até o fim e encontre a ajuda que a sua família precisa. 

Sinais típicos do TDAH

O TDAH apresenta sinais identificáveis durante a infância, que podem ajudar no diagnóstico das crianças e dos adolescentes. Confira, neste artigo, quais características um portador do transtorno apresenta na infância.

Desempenho escolar ruim

Um dos fatores que costuma chamar a atenção dos pais é a queda do desempenho escolar. No entanto, há alguns fatores que devem ser observados, já que existem as crianças que sempre tiveram uma performance abaixo da dos colegas de turma e as que esse problema não é relacionado ao TDAH. Nesses casos, os pais devem procurar compreender as suas limitações e dificuldades.

Desatenção e distração

A distração frequente das crianças também é um características que pode chamar a atenção dos pais. Como um brinquedo novo, uma atividade diferente ou algum barulho um pouco alto que toma a atenção dos pequenos. Nesses casos, ela simplesmente para de ouvir você para ocupar a mente com outra coisa e, consequentemente, a desatenção atrapalha na conclusão de alguns afazeres domésticos simples. 

Com essas distrações, a criança perde um pouco da percepção do ambiente e acaba ganhando fama de desastrada. Mas, na verdade, ela tem dificuldade para identificar todos os detalhes (objetos, móveis, pilares, degraus) de seus arredores e pode sofrer pequenos machucados. 

Agitação incontrolável

A criança com TDAH também é conhecida na sociedade pela hiperatividade, já que eles não conseguem permanecer quietos por muito tempo. Correm, andam pela casa, brincam com os objetos ao redor e falam sem parar. Isso tudo para conter a necessidade de sempre estarem ocupados com algo.  

Tagarelice e ansiedade

A criança com TDAH tem a fama de tagarela, já que eles falam muito e interrompem conversas com frequência. Essa característica é mantida porque os portadores precisam verbalizar todos os pensamentos assim que possível, para que os interlocutores consigam compreendê-los. Caso contrário, podem inclusive esquecer o que iam dizer ou distrair do assunto principal da conversa. 

A ansiedade, neste contexto, é passageira. A criança acaba atropelando os amiguinhos e colegas, porque é incapaz de se acalmar. Se atravessa nas brincadeiras, responde as perguntas feitas pelos professores a outros colegas e não aguenta esperar a sua vez em filas ou para realizar atividades escolares. Este sintoma também pode ser identificado como um dos mais comuns do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. 

Dificuldade de compreender instruções e impulsividade

A complexidade para a compreensão de orientações também pode ser um dos indicativos do TDAH. Mas, não se assuste, a dificuldade apenas torna-se um problema quando a criança não entende as instruções da primeira, nem na segunda e na terceira vez. A criança portadora do transtorno não conclui ou não executa tarefas da forma indicada não consegue compreender a totalidade do que foi falado em muitas ocasiões. 

Este sintoma pode até mesmo ser perigoso, pois a criança pode apresentar atitudes e comportamentos perigosos, sem pensar nas consequências. Nesse caso, algumas brincadeiras simples podem sair do controle e causar machucados ou ferimentos.

Tratamento do TDAH

O Tratamento do TDAH deve ser multimodal, ou seja, uma combinação de medicamentos, orientação aos pais e professores, além de técnicas específicas que são ensinadas ao portador. A medicação, na maioria dos casos, faz parte do tratamento.

A psicoterapia que é indicada para o tratamento do TDAH chama-se Terapia Cognitivo Comportamental que no Brasil é uma atribuição exclusiva de psicólogos. Não existe, até o momento, nenhuma evidência científica de que outras formas de psicoterapia auxiliem nos sintomas de TDAH.

A Make e Vantagem te ajuda a encontrar profissionais para o tratamento dos filhos. A plataforma oferece atendimentos online por meio de parceiros e com descontos exclusivos para as consultoras de beleza. Confira neste link.

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.