Qual a importância da inteligência emocional no trabalho

A inteligência emocional no trabalho é uma soft skill de grande relevância. Ter domínio das emoções é algo que pode ser desenvolvido por qualquer pessoa, gerando resultados profissionais e pessoais positivos.

Todo trabalho, por mais que precise da tecnologia, é realizado por pessoas. É com elas que nos relacionamos, interagimos e partilhamos das nossas dificuldades na área pessoal e também no empreendedorismo. Saiba mais sobre esse assunto aqui e boa leitura!

O que significa ter inteligência emocional no trabalho?

Trata-se de desenvolver e aplicar essa competência no trabalho com o fim de gerar resultados positivos e melhorar o relacionamento entre as pessoas. Mesmo que imprevistos e situações de estresse aconteçam, é possível compreender o cenário e estar sob controle de si mesmo (a).

O conceito de inteligência emocional foi criado pelos psicólogos Peter Salovey e John Mayer em 1990, dividindo-se em quatro pilares básicos sobre as emoções:

  • Entender: as emoções precisam ser compreendidas e aceitas em sua totalidade, sem ressalvas
  • Reconhecer: deixar que as emoções se expressem em gestos explícitos ou não
  • Gerenciar: entender as emoções e gerenciar os sentimentos negativos e positivos de si e dos outros, tentando chegar a um equilíbrio comum 
  • Usar: as emoções para se comunicar melhor e tomar decisões assertivas

Nesse sentido, os pilares da inteligência emocional podem ser aplicados nas empresas (incluindo microempreendedores) que lidam com os clientes todos os dias. As nossas emoções são reais e se manifestam de diferentes maneiras dependendo da situação.

Porém, é preciso mantê-las sob controle para que as emoções negativas não se sobreponham majoritariamente sobre as positivas, causando problemas e desentendimentos. 

Como aplicar a inteligência emocional no trabalho?

O impacto que a inteligência emocional no trabalho tem sobre os ganhos da empresa é enorme — tanto para quem empreende, como para quem trabalha em uma organização.

Conforme um estudo de Boston College, Harvard e da Universidade de Michigan, os colaboradores que possuem a habilidade de controlar as emoções e se comunicar melhor, aumenta a produtividade e retorno sobre o investimento de mais de 200% da empresa.

Portanto, a inteligência emocional é uma soft skill porque demora um tempo para se desenvolver, porém, é algo que a pessoa leva para a vida toda. Confira agora como aplicá-la no seu dia a dia:

Analisar o próprio comportamento 

Seja uma situação negativa ou positiva, cada pessoa deve analisar o próprio comportamento e entender quais são os sentimentos e pensamentos que permeiam a mente e corpo.

Essa prática gera uma racionalidade capaz de administrar as emoções e gerar uma atitude positiva frente a qualquer situação adversa ou positiva para alcançar uma carreira de sucesso.

Controlar a impulsividade 

Em uma situação de estresse e pressão é natural que o nosso corpo reaja de forma impulsiva e acelerada, ou seja, no calor das emoções. Para controlar o corpo e a mente nesse momento é importante se lembrar de:

  • Respirar profundamente
  • Tentar desfocar da situação estressante por meio de pensamentos racionais
  • Entender que o mais importante é resolver a situação da melhor forma possível e não discutir opiniões ou exaltar os ânimos

As emoções negativas fazem parte do processo

Muitas vezes temos a tendência de ignorar as emoções negativas na tentativa de esquecer a situação. Porém, elas fazem parte da essência de todo ser humano, ou seja, estamos sujeitos a sentir essas emoções advindas de situações corriqueiras como por exemplo:

  • Lidar com a pressão para entregar um trabalho ou atender a demanda dos clientes
  • Falta de confiança mediante um cliente exigente demais 
  • Medo de se expressar 
  • Ausência de empatia com a situação da outra pessoa
  • Resistência às mudanças que precisam ser feitas para resolver o problema
  • Reações rápidas para responder sem pensar, gerando discussão e estresse
  • Não entender os seus limites e tentar ultrapassá-los

Por isso, quando as emoções negativas aparecem é uma oportunidade de aprendermos, controlá-las e contornar a situação a fim de gerar o bem comum.

Para efetivar ainda mais a inteligência emocional no trabalho, existe a terapia para tratar as dificuldades nas relações organizacionais, com o fim de trabalhar diretamente os indivíduos que queiram ter mais autonomia das suas emoções.

A Make Vantagens oferece essa terapia de forma online e de acordo com a necessidade dos clientes (sessões individuais ou em grupo, conforme a necessidade). Contrate agora mesmo e obtenha os benefícios do autocontrole no dia a dia!  

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