O que é Previdência Privada?

Pensar em uma aposentadoria tranquila financeiramente é a rotina de boa parte dos brasileiros e brasileiras. Porém, com as incertezas sobre a Previdência Social, naturalmente, precisamos pensar em uma nova forma de garantir um futuro tranquilo e é por isso que o tema do nosso conteúdo é Previdência Privada. 

Provavelmente você já ouviu falar sobre Previdência Privada. As recentes alterações na Previdência Social criaram uma grande demanda por novas formas de pensar no futuro e possibilitar que daqui um tempo seja possível aproveitar todo o esforço de anos e anos de trabalho. 

Mas, afinal, o que é essa tal de Previdência Privada? Qual a real diferença entre Previdência Privada e Previdência Social? E, será que realmente vale a pena fazer um plano de Previdência Privada? Continue lendo esse artigo e entenda todos os detalhes sobre esse tema. 

Afinal, o que é Previdência Privada?

Previdência privada é o nome dado ao investimento de longo prazo que tem como objetivo garantir uma aposentadoria particular. Esse plano de aposentadoria é oferecido por bancos e instituições financeiras, sendo totalmente independente da Previdência Social, a aposentadoria garantida pelo Instituto Nacional de Seguro Social, ou simplesmente INSS. 

A Previdência Privada funciona como um fundo de investimento em gerar recursos para que seus investidores tenham uma aposentadoria, apesar disso, é possível realizar esse investimento para outros objetivos como comprar um imóvel e custear as despesas de uma faculdade, por exemplo. 

Diferença entre Previdência Privada e Previdência Social 

Antes de falarmos sobre as diferenças entre Previdência Privada e Social é importante destacarmos que é possível, e inclusive é um bom caminho, utilizar a Previdência Privada como forma de complementar a previdência que você receberá pelo INSS.

Dito isso, a primeira grande diferença entre Previdência Privada e Previdência Social está na regulamentação desses planos. Enquanto a social é regulamentada pelo Governo, a privada segue regulamentação da instituição financeira que oferece e é fiscalizada por órgãos como a Superintendência de Seguros Privados. 

Outra diferença entre a Previdência Privada e Social é a obrigatoriedade. A Previdência Social é obrigatória para qualquer trabalhador que atue seguindo o regime trabalhista. Já a privada é opcional. 

Para encerrarmos essa parte, outra diferença que vale destaque é a possibilidade de controlar os aportes na Previdência Privada. Se na Social todo mês há um desconto, na Privada você escolhe a forma como deseja investir. 

Vale a pena fazer uma Previdência Privada?

Agora que você já sabe o que é Previdência Privada e qual a diferença para a Previdência Social, vamos apresentar as vantagens desse investimento levando em consideração, sobretudo, a Make Previdência, que faz parte do Make Vantagens

Vantagens da Previdência Privada

Investimento no futuro: a Previdência Privada é um dos melhores investimentos para quem deseja construir um futuro tranquilo. Além disso, é também uma alternativa mais simples, visto que não é preciso gastar tempo para ficar analisando mercados e nem entendendo sobre investimentos. 

Possibilidade de portabilidade: se você já possui uma Previdência Privada mas, não está satisfeita, é possível pedir a portabilidade e aproveitar as melhores condições pensadas para garantir um futuro tranquilo para você. 

Mudança de atitude: investir na Make Previdência é uma forma de mudar seu pensamento sobre o dinheiro. Ao escolher um de nossos planos você passa a olhar para seu futuro e garantir que periodicamente você consiga destinar uma quantia para investir e colher os frutos daqui um tempo. 

Diferenças entre PGBL e VGBL

Por fim, vamos finalizar esse conteúdo esclarecendo uma dúvida que sempre aparece quando o assunto é Previdência Privada: qual diferença entre PGBL e VGBL? Esses são os dois tipos de planos e apresentam características diferentes na taxação do Imposto de Renda. 

O Plano Gerador de Benefícios Livres, PGBL, é mais indicado para quem faz a declaração completa de Imposto de Renda e contribui para o INSS.

Por outro lado, o Vida Gerador de Benefícios Livres, VGBL,é mais indicado para quem é isento de Imposto de Renda (IR), faz declaração simplificada de IR ou não contribui para o INSS.

Agora você já entende todos os detalhes sobre Previdência Privada, não é mesmo? Então, o próximo passo é conhecer a Make Previdência, o plano pensado para que você, que é consultora, diretora ou maquiadora profissional, consiga construir o futuro e garantir uma boa aposentadoria. 

Utilizamos seus dados para analisar e personalizar nossos conteúdos e anúncios durante a sua navegação em nossa plataforma e em serviços de terceiros parceiros. Ao navegar pelo nosso site, você nos autoriza a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de Privacidade.