Gestão financeira em pequenas empresas: o que é, e quais as suas vantagens?

A gestão financeira é uma atividade importante independente do tamanho do negócio e impacta diretamente no crescimento do negócio. Já que, existem muitos impostos e despesas que não podem passar despercebidos do empreendedor pois podem afetar o caixa da empresa.

Nos pequenos negócios, o trabalho ajuda a identificar os gargalos da administração e quais tarefas podem ser adotadas para resolver problemas que afetam a saúde financeira da empresa. Neste artigo, vamos te contar o que é a gestão financeira e como ela é feita nos pequenos negócios.  

O que é gestão financeira? 

Gestão financeira são as ações e procedimentos administrativos que ajudam o empreendedor a planejar, executar, analisar e controlar as atividades financeiras dos negócios. Ou seja, a atividade ajuda a empresa a obter o melhor resultado e o máximo de lucro possível.

Para iniciar uma boa gestão financeira, o primeiro passo é tomar uma decisão importante: separar o dinheiro do pequeno negócio do dinheiro das despesas particulares, como gastos pessoais e familiares.

Essa etapa é muito importante porque é comum que pequenos empreendedores misturem as contas da pessoa física com as da pessoa jurídica. Já que, o caixa que realiza os pagamentos geralmente é o mesmo que recebe o dinheiro proveniente das vendas. Assim, é preciso dedicar uma atenção especial para que não se torne um caixa único.

No longo prazo, esse tipo de atitude impede uma visão realista dos gastos e recebimentos. Isso também prejudica outras etapas essenciais do processo de gestão financeira para pequenas empresas, como a manutenção do capital de giro e a projeção do fluxo de caixa. A consequência, muitas vezes, é a falência do negócio. Esses cuidados também ajudam a imprimir mais credibilidade para os clientes e fornecedores.

Em razão disso, os especialistas em administração de empresas e gestão financeira aconselham abrir uma conta PJ (Pessoa Jurídica) exclusiva para as finanças do empreendimento. Além de definir um valor de pró-labore para ser recebido mensalmente, mantendo, assim, separadas as contas pessoais e corporativas.

Atuações da gestão financeira no dia a dia

A gestão financeira tem três importantes tarefas no dia a dia dos pequenos negócios: o controle do caixa, dos investimentos e o gerenciamento de crises.

O controle do caixa é essencial para administrar as entradas e saídas de recursos financeiros, relacionados à vendas, prestação de serviços, pagamentos de fornecedores, salários, tributos e despesas.

Já a gestão de investimentos é importante para a empresa quando existe a intenção de expandir o negócio, modernizar o empreendimento, abrir novas unidades, além de comprar novas máquinas e equipamentos.

Enquanto a gestão de crises atua na renegociação de prazos com clientes e fornecedores, dívidas em instituições financeiras, protestos, negativações, ações de execução, enfim, uma área que exige saber fazer escolhas difíceis em eventuais tempos difíceis.

Importância da gestão financeira nos pequenos negócios

Ao organizar melhor as finanças e seguir o planejamento estratégico, financeiro e orçamentário estabelecidos, a empresa fica menos vulnerável às dificuldades colocadas pelo mercado financeiro. Uma vez que, na pior das hipóteses, o negócio passa a ter condições de se sustentar, enquanto aguarda pela chegada de um novo período, mais harmônico.

Dessa maneira, tudo o que é preparado com antecedência aumenta a probabilidade de sucesso final, em todo tipo de negócio, independentemente do porte. Assim, a interferência de fatores externos é inevitável e continuará a ocorrer em qualquer época, mas a empresa deve estar preparada para apresentar reações a ela.

Considere a contratação de um serviço de consultoria para a gestão financeira

Alguns negócios, especialmente, os pequenos, encontram dificuldade para realizar a gestão financeira, em geral, devido à ausência de profissionais qualificados e treinados para fazer essas atividades. Nesses casos, a melhor opção é contratar um gestor financeiro com formação e experiência especializada em finanças ou terceirizar o serviço.

Por conhecer de perto esses processos e apresentar competências técnicas, esses profissionais agregam valor ao empreendimento, oferecendo melhores resultados. Caso a sua empresa ainda não conte com uma estrutura que permita a contratação de um gestor, a sugestão é buscar uma consultoria.

Assim, você conseguirá obter um sistema de gestão financeira adequada desde o início, preparando-se para uma boa escalabilidade. A Make e Vantagem pode te ajudar nesse momento, com consultorias com desconto exclusivo para as consultoras de beleza. A Contabilidade Monte Sião Castelo oferece serviços com descontos exclusivos, solicite um orçamento.

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