Você sabia que toda decisão gera um impacto financeiro no seu negócio?
É necessário reconhecer a importância de planejar para que o seu negócio seja bem-sucedido financeiramente.
Conheça algumas dicas simples e eficientes que podem ser aplicadas imediatamente em seu negócio para diminuir os custos e impactar de forma positiva nas suas finanças.
1 – Pague as contas em dia
É inaceitável um negócio pagar juros e multas por esquecimento de pagar a conta – havia dinheiro, mas por falta de organização a conta não foi paga.
Tenha o seu controle de contas a pagar e a receber muito bem organizado.
Quando se esquece de pagar uma conta terá de arcar com juros no montante de suas dívidas. Todo valor, por menor que seja pago a mais em uma conta faz parte do dinheiro que poderia estar economizando para investir.
2 – Tenha uma reserva financeira
Uma reserva financeira é um montante separado exclusivamente para que se possa cobrir gastos de emergência, que não estejam previstos no orçamento da empresa.
Por isso, é uma quantia reservada para que de forma tranquila e sem dificuldades quite dívidas, em casos de emergência, ou até mesmo, fazer investimentos específicos para impulsionar o crescimento da empresa.
Tenha uma reserva equivalente a no mínimo seis meses referentes as despesas fixas. Obviamente este dinheiro deverá estar aplicado em um investimento com liquidez diária, de forma que você possa resgatar esse dinheiro a qualquer momento.
Esta reserva garante que a empresa não precise recorrer a empréstimos ou entrar no cheque especial em casos de imprevistos ou mesmo de alguma boa oportunidade que surgir.
E lembre-se! Sempre que utilizar uma parte da reserva, reponha assim que for possível.
3 – Contas Bancárias com tarifas reduzidas
Saiba qual é o pacote de serviços de sua conta bancária e negocie para diminuir seu valor ou por contas sem tarifas.
Os bancos tradicionais, atualmente, têm criado opções de contas para empresas com menor custos, para concorrer principalmente com os bancos digitais que também, é uma boa opção.
Pesquise e escolha aquele que atenda suas necessidades e, também, ajude a diminuir os seus custos.
4 – Telefonia e internet
Reveja o plano de telefonia; qual a sua necessidade de cobertura, qual o tipo de plano e pacotes de internet.
Sempre negocie com as operadoras de telefone fixo, celular e internet. A concorrência é grande e de tempos em tempos você pode conseguir melhores condições.
5 – Cartão de crédito
O controle deve ser rigoroso e jamais deve ser utilizado para gastos pessoais do gestor.
A definição de como e quando usá-lo, evita no fim do mês o surgimento de surpresas desagradáveis, uma vez que um bom limite pode “entusiasmar” compras desnecessárias.
E atenção!!! Pague sempre o valor total da fatura. O rotativo do cartão de crédito, pode ser uma complicação para as finanças da empresa.
Educação Financeira Empresarial
Um bom planejamento financeiro, em que os recursos do proprietário não sejam misturados ao do empreendimento, facilita a administração do negócio. Finanças pessoais e finanças da empresa quase sempre se misturam quando não deveriam e causam vários problemas no controle financeiro, principalmente no da empresa.
Ter as finanças pessoais separadas do negócio, além de ser imprescindível para o planejamento financeiro da empresa é a base para realizar uma redução de custos eficiente.
Reflita:
- Como está a Gestão Financeira do seu negócio?
- Suas finanças pessoais e jurídicas são independentes?
- Como são realizadas as retiradas para as suas despesas pessoais? Tem um pró-labore ou faz várias retiradas no mês?
- Seu planejamento financeiro, prevê a diminuição de custos ou dos “gastos invisíveis”?
- Possui uma reserva financeira?
Inicie o ano cuidando da Saúde Financeira do seu negócio e descubra o quanto pode economizar, realizando um planejamento eficiente de diminuição de custos para planejar estratégias e metas de crescimento. Contate-nos e agende uma reunião.