Muitas novas empresas e marcas têm sido criadas e fortalecidas no mercado, sendo que grande parte delas é liderada por uma mulher empreendedora, aquela que não foge à luta e busca alcançar os seus objetivos de maneira firme.
Mas, encarar o desafio de comandar o próprio negócio não é para qualquer uma, pois é preciso muita garra e persistência para alcançar o sucesso. Veja neste artigo o que o empreendedorismo feminino contribui para o empoderamento das mulheres!
Características de uma mulher empreendedora
Uma mulher empreendedora não nasce pronta, ou seja, o meio onde ela vive a torna mais forte, os obstáculos e dificuldades que surgem no meio do caminho despertam nas mulheres essa vontade de vencer e ajudar outras pessoas. Vamos listar então algumas características sobre elas:
1- Amam o que fazem
Isso pode parecer um pouco clichê, mas amar o que você faz já é meio caminho andado em direção ao sucesso. Quando você faz algo com propósito, determinação e paixão, todos os desafios são encarados com mais leveza e foco.
2- Liderança
Ser líder é saber motivar a equipe de trabalho todos os dias, colocando-se no lugar deles e montar estratégias para atingir os objetivos.
O empreendedorismo não é um bicho de sete cabeças, mas é preciso desenvolver as habilidades no dia a dia com as pessoas na empresa.
3- Nunca parar de estudar
E não estamos falando somente de fazer cursos e profissionalizações, apesar de isso ser igualmente importante.
A questão é que as mulheres de sucesso estão sempre aprendendo e lendo sobre assuntos relacionados ao próprio negócio e também a respeito da concorrência, do mercado e etc. Então, nunca pare de aprender!
4- Flexibilidade
A mulher moderna empreendedora precisa desempenhar muitos papéis diferentes na vida, seja de mãe, esposa, filha, dona de casa, profissional e etc.
Para que tudo não vire um caos, é preciso entender que o tempo deverá ser administrado e algumas prioridades serão estabelecidas a fim de que haja organização.
5- Saber negociar
Essa característica é extremamente importante, pois é preciso saber negociar com fornecedores, colaboradores e equipe terceirizada, por exemplo, a fim de cumprir com os objetivos e metas.
E para isso a comunicação deve ser feita de maneira clara, sem espaço para duplo sentido ou como se estivesse excluindo alguém.
6- Persistência e autoconfiança
Quando se tem clareza do seu propósito e porque a sua empresa existe, a persistência passa a ser algo automático, um combustível que te levará ao topo.
Juntamente com a persistência vem a autoconfiança, que nada mais é do que a certeza de que você pode sim mudar o mundo com o seu negócio, acreditando no que faz e em quantas pessoas poderá ajudar.
Quais os nichos estão em alta no mercado para uma mulher empreendedora considerar?
A cada ano que passa, várias mudanças podem acontecer, seja por conta da economia do país, do cenário externo e de outros fatores que influenciam a demanda de mão-de-obra no mercado.
Nesse período de mudança, é muito importante estar atenta às dores do mercado, quais são as necessidades dos clientes no momento, o que eles buscam e como oferecer um serviço / produto de qualidade que se destaque dos demais.
Portanto, alguns nichos se destacam mais do que outros, atraindo a atenção dos clientes e surgindo novas necessidades. Vamos conferir quais são esses nichos que você, mulher empreendedora, precisa saber!
- E-commerces de produtos de informática e produtos relacionados;
- Lojas virtuais de produtos de beleza, tais como maquiagens, cosméticos e de cuidados pessoais;
- Clubes de assinatura para revenda de produtos ou serviços (saúde, beleza e etc);
- Consultoras de beleza, revendendo produtos e prestando atendimento individualizado aos clientes;
- Maquiadoras profissionais;
- Consultoras de imagem e estilo;
- Fazer e vender doces, como brigadeiros, beijinhos e etc;
- Vender roupas e vestuário no geral;
- Venda de marmitas fitness, low carb e etc;
Viu só como existem várias possibilidades de você ingressar no seu próprio negócio, ainda esse ano? Não é preciso ter muito dinheiro para começar, mas é necessário determinação, foco, espírito empreendedor, organização e força de vontade!
E, se você já tem um negócio próprio, que tal dar uma reformulada nos produtos e serviços oferecidos a fim de agregar mais valor ao seu cliente? Há algo que a sua concorrência não está fazendo e você poderia oferecer? Pense nisso!