O empréstimo é um recurso comum no financeiro das empresas. Mas, você sabe como funciona o empréstimo para os microempreendedores individuais. A transação segue algumas regras que você vai entender até o fim deste artigo.
As diferenças são comuns por causa do registro da empresa, que é regida de maneira distinta dos negócios de outros portes. Isso acontece porque o Microempreendedor Individual é uma pessoa física com CNPJ.
O MEI não é uma pessoa jurídica, ou seja, uma empresa. A característica permite aos empreendedores vários benefícios, como a isenção de alguns impostos, o pagamento reduzido de outros e a facilidade na contratação de crédito. Fique ligado e entenda como funciona.
Quais são as documentações exigidas?
A primeira etapa para a solicitação de um empréstimo é verificar quais são os documentos solicitados pelas instituições financeiras que vão realizar a transação financeira. A documentação varia de acordo com o banco, mas alguns deles são obrigatórios em todas as transações.
Entre eles, estão o RG, CPF, comprovante do MEI, que pode ser emitido no Portal do Empreendedor, comprovante de residência e dados bancários. Em alguns casos, também é solicitado o comprovante de endereço do estabelecimento comercial. Mas, como a constituição garante ao MEI a possibilidade de trabalhar de casa ou sem endereço fixo, a exigência desse documento costuma ser dispensada.
Características dos empréstimos para MEI
Para solicitar uma linha de crédito, o MEI deve comprovar a capacidade de pagamento, de modo semelhante ao realizado pelas empresas. Além disso, é necessário apresentar a finalidade do uso do dinheiro. A transação financeira pode ser utilizada para diferentes objetivos, desde que estejam sempre relacionadas às atividades do negócio.
À exemplo, o pagamento de fornecedores, a compra de equipamentos e insumos, bem como a organização financeira do negócio. Caso o empreendedor precise de dinheiro para quitar despesas pessoais, ele deve contratar uma linha de crédito específica para pessoas físicas, já que o empréstimo para o MEI deve ser direcionado à expansão do negócio.
É importante pesquisar todas as organizações financeiras e verificar a possibilidade que cabe no seu planejamento financeiro, já que existem diferenças nas taxas e nas condições exigidas pelos bancos. Por isso, é necessário analisar a melhor alternativa para a sua realidade.
Como solicitar um empréstimo para MEI?
Para pedir empréstimo como MEI, é preciso verificar as opções disponíveis nas instituições financeiras e reunir os documentos solicitados. Após essas etapas, você deve cumprir algumas etapas.
A primeira delas é a apresentação da proposta, ou seja, indicar o objetivo do empréstimo para o MEI e como usará a quantia conseguida. Após isso, é feita a análise de crédito, que verifica se o empreendedor tem como quitar o empréstimo. Depois da checagem, a instituição financeira aprova ou não a transação financeira, com o depósito do valor na sua conta.
Quando o MEI deve solicitar um empréstimo?
Realização de reformas no estabelecimento
Ainda que a constituição possibilite que os empreendedores trabalhem de casa, muitos precisam de um estabelecimento físico. O empréstimo pode servir a essa finalidade. Nesse caso, o dinheiro pode ser usado para fazer melhorias e reformas, com o objetivo de tornar o ambiente mais agradável aos clientes.
Melhoria dos produtos comercializados
Os recursos do empréstimo também podem ser utilizados para aumentar a quantidade de produtos vendidos, melhorar a qualidade dos artigos e acrescentar itens no portfólio. O importante é tornar a sua empresa uma referência para os clientes, a fim de atraí-los e fechar mais negócios.
Modernização das instalações
Outra possibilidade de uso para o empréstimo é para a manutenção no espaço de trabalho do MEI, com o objetivo de aumentar a produtividade. Nesse caso, também estão incluídas as atualizações de ferramentas e tecnologias, como a compra de um novo computador para atender às demandas e tornar mais rápido o trabalho.
Ganho de escala
Além disso, o MEI pode usar o empréstimo para melhorar o trabalho, investindo em máquinas e nas instalações do negócio, para aumentar a produção. Esse investimento ajuda a aumentar a distribuição de produtos e serviços, o que implica a expansão do negócio. Assim, o crédito serve para elevar a segurança financeira.
Ficou interessada?
O Hinova Cred, em parceria com a Make e Vantagem, pode te ajudar a conquistar o seu sonho, com as melhores taxas do mercado, que são a partir de 0,79% ao mês. Faça sua simulação agora!