Você já conhece a importância de fazer um bom planejamento financeiro para MEI? Atualmente, a maioria das mulheres empreendedoras autônomas é registrada como Microempreendedora Individual, o que garante direitos importantes para uma carreira de sucesso. Infelizmente, nem todo mundo se preocupa em organizar o dinheiro e manter o capital de giro estável para evitar dívidas e outros imprevistos. E esse é o diferencial que pode valorizar o seu trabalho.
Apostamos que você deseja alcançar bons resultados e evitar riscos financeiros em seu negócio, não é mesmo? Assim sendo, acompanhe este artigo e anote as principais dicas para se tornar uma líder também no controle do seu patrimônio. Vamos lá!
O que é ser MEI?
MEI é a sigla para Microempreendedor Individual, isto é, designa o profissional autônomo. Com o avanço tecnológico e a abertura de cada vez mais negócios de pequeno e médio porte, a categoria está em ascensão. Além de oferecer benefícios, ter um Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) garante segurança financeira e permite ao empreendedor investir em uma previdência privada.
Dentre as vantagens de ser MEI, estão as facilidades que o grupo adquire no registro. Quando você se cadastra como um, fica mais simples abrir contas bancárias, pedir empréstimos e emitir notas fiscais, por exemplo. No entanto, é fundamental estar atenta ao dinheiro que entra e sai para um planejamento financeiro MEI de qualidade. Mais adiante, listamos dicas para resguardar a carreira que você batalhou para conquistar.
Vantagens do planejamento financeiro MEI
Quem terá mais prosperidade profissional: o empreendedor que tem sempre em mente sua receita e despesas ou aquele que nem sabe quanto está devendo no banco? Certamente, o universo do empreendedorismo é dividido entre o grupo com visão estratégia e o que ainda está em desenvolvimento.
E não há problema nenhum nisso! O planejamento financeiro MEI serve justamente para te guiar rumo a uma carreira de sucesso. Dentre os principais benefícios dessa precaução estão a redução de custos e a garantia de maior lucratividade para o seu negócio. Sem falar na maior previsibilidade para os acontecimentos futuros do seu empreendimento, combinado?
Como fazer um planejamento financeiro MEI?
Enfim, vale lembrar que esse planejamento é um investimento que ajuda a aprimorar a sua carreira de sucesso. Veja só o que você pode fazer para que isso aconteça.
1. Avalie a situação financeira do negócio
Como em tudo na vida, o primeiro passo para um bom planejamento financeiro MEI é fazer um diagnóstico das finanças. É fundamental avaliar como anda sua situação financeira, quanto dinheiro você está investindo no momento e quais são as dívidas em aberto. Somente assim será possível começar sua estratégia com mais clareza.
2. Separe receitas e despesas
A segunda etapa é classificar receitas e despesas e colocar tudo na ponta do lápis. Procure categorizar as origens do dinheiro, tanto de entrada quanto saída, e registre gastos fixos e variáveis. Desse modo, fica mais simples entender se existem gastos excessivos para cortes ou se você pode investir mais em algum segmento que não recebe a devida atenção.
3. Nunca misture finanças pessoais com as da empresa
Essa é uma dica valiosa para quem é MEI. A empreendedora que não organiza as finanças e mistura o dinheiro em uma única conta está mais sujeita ao fracasso. Isso porque o acesso é muito mais fácil e você corre o risco de recorrer ao caixa da empresa para cobrir despesas pessoais. O inverso também acontece, podendo levar à contração de dívidas. É aqui que a contabilidade especializada faz toda a diferença!
4. Mantenha o capital de giro
O capital de giro é a quantia de dinheiro necessária para que as operações de uma empresa funcionem plenamente. Assim, é uma espécie de reserva financeira usada para bancar os custos operacionais do seu negócio, enquanto as receitas não entram. É muito importante ter esse montante de dinheiro para não passar apertos. Um bom contador pode te ajudar a definir o seu capital de giro e mantê-lo “intacto” todo mês!
5. Monitore o desempenho financeiro
Além de conhecer os objetivos financeiros e manter o capital de giro do seu negócio, é fundamental acompanhar o desempenho mês a mês. Para tal, o aconselhado é usar métricas para garantir que suas estratégias estão dando o retorno desejado. Um dos indicadores mais utilizados é o faturamento bruto, que retrata todas as entradas de dinheiro referentes às suas vendas.
E então, gostou dessas dicas? Visite nosso blog e conheça muito mais sobre como organizar suas finanças para uma carreira de sucesso.